Quando estávamos planejando nossa primeira viagem para Queensland, a saudade das praias mornas do Brasil era tão grande que tudo o que queríamos era ir para um lugar para poder mergulhar e esquecer da vida. Para evitar a temporada de águas vivas e outras espécies venenosas, buscamos um local mais ao sul do estado, e encontramos o que seria então o nosso pedaço de paraíso na Austrália. Noosa é parte da maravilhosa região de Sunshine Coast e conta com um espetacular parque nacional (o Noosa National Park) anexo à praia principal. Esperávamos que isso era tudo o que o lugar tinha a oferecer. Felizmente, descobrimos que existe muito mais a explorar. É um prazer dividir essa experiência com você, então fizemos uma lista com 9 sugestões do que fazer em Noosa para enriquecer sua estadia e deixar para trás um gostinho de quero mais. Com certeza nossa lista não contempla tudo, mas consideramos um bom começo para a sua jornada.
1. Pôr do Sol no Mirante de Mount Tinbeerwah
Se há algo que fez com que nos apaixonássemos por Noosa, foi o volume de vegetação nativa que rodeia tudo na região. Para ter uma ideia do que estamos falando, você deveria ir ao mirante de Mount Tinbeerwah (Monte Tinbeerwah), onde terá uma visão de 360 graus.
Chegar lá é fácil, o acesso à reserva é feito pela Cooroy-Noosa Road, seguido de uma caminhada curta pelo Tewantin National Park. Mantenha em mente que não há uma sinalização muito clara na estrada, somente uma placa discreta indicando entrada para “Tinbeerwah Lookout”. Pegando este acesso, você vai dirigir pela Mount Tinbeerwah Road até chegar à entrada da trilha. Para facilitar a sua localização, você pode acessar o mapa geral de Sunshine Coast ou de Tewantin National Park no site do Departamento de Parques Nacionais de Queensland.
A caminhada é fácil e rápida. Os primeiros 130 metros tem acessibilidade para cadeira de rodas ou carrinhos de bebê e te levam à uma parada intermediária que já oferece uma ótima vista da costa. Porém, para a visão de 360 graus, você precisa pegar mais 300 metros de trilha para chegar ao mirante.
Nós fomos ao mirante para ver o último pôr de sol de 2015. O céu estava limpo e conseguimos avistar a costa, rodeada pela vegetação bem preservada da região do interior e uma bela visão do Noosa River (Rio Noosa) cortando a paisagem e chegando até o oceano.
Este é o local perfeito pra trazer uma toalha de picnic e um cooler para relaxar e se conectar com a natureza, com uma visão maravilhosa do Noosa River e do Oceano Pacífico.
Nos divertimos com nossas câmeras e tiramos dezenas de fotos do sol se pondo entre as montanhas. Se você tiver tempo, vale a pena chegar um pouco antes para dar uma caminhada no parque nacional. Não tivemos muito tempo de explorar o parque, mas aparentemente há uma boa estrutura para passar o dia por lá. Existe área para picnic, churrasco, playground infantil, banheiros, etc. O site Tewantin National Park tem informações importantes para ajudar a organizar sua visita e aproveitar o dia ao máximo.
2. Maroochy Regional Bushland Botanic Garden
Maroochy Regional Bushland Botanic Garden é um misto de reserva florestal com jardim botânico. Ficamos sabendo sobre este parque enquanto checávamos hashtags no Instagram. É incrível o potencial de descoberta de bons lugares a se visitar nas postagens recentes desta rede social. A propósito, também temos nosso perfil no Instagram com boas dicas para você.
A maioria da reserva é uma floresta de eucaliptos, e a área que foi desmatada para agricultura é hoje a casa de plantas nativas em um bem cuidado jardim. O local também é um deleite para quem gosta de observar os pássaros.
Existem oito opções de trilhas para explorar a reserva florestal; você pode escolher entre trilhas curtas de 10 a 20 minutos até a mais longa, com uma hora de caminhada, que promove uma imersão na experiência de caminhar pela floresta.
Para nossa surpresa, o local estava praticamente vazio, com pouquíssimos visitantes e ficamos nos perguntando se o público em geral sabe da existência desta reserva. Existe um centro de visitantes logo após o estacionamento, onde você pode retirar o mapa das trilhas do parque. Também existe a opção de se contratar um tour com guias, mas como o mapa das trilhas era bem fácil de seguir e preferimos descobrir as coisas por nós próprios, escolhemos duas trilhas e seguimos o passeio sozinhos: fizemos a Sculpture Garden Walk (900m) e a Lagoon Walk (900m). Por fim descansamos um pouco no Rain Garden, onde tivemos o prazer de observar de pertinho alguns Kookaburras e outras espécies de pássaros nativos.
3. Point Cartwright
Outra localização para aproveitar o pôr do sol, e outra descoberta feita pelo Instagram. Eu simplesmente amo esses tipos de perfis de “gente como a gente”. Recheados de experiências reais, essas pessoas adoram dividir dicas de viagem pelo simples prazer de fazê-los. Quando estiver em busca de coisas para fazer em Noosa, tente buscar por hashtags chave no Instagram também. Não esqueça de incluir nosso perfil na sua lista de favoritos
Encaixamos essa atividade após nossa visita à Brisbane. Foi fácil encontrar vaga de estacionamento perto das margens do Mooloolah River (Rio Mooloolah). O sol já estava baixando quando chegamos, e o local estava com uma atmosfera tranquila e inspiradora. Caminhamos pela Beacon Lighthouse Reserve em direção ao farol da reserva. Que visão tivemos de lá do alto! Ao sul avistamos a ainda selvagem Kawana Beach, e ao oeste pudemos avistar a longa e bela Mooloolaba Beach. O gramado é perfeito para se esticar e relaxar ao pôr do sol.
Se você tiver a sorte de estar por lá na temporada certa, você ainda pode observar baleias e tartarugas marinhas migrando
4. Noosa Spit
Este é outra localização especial em Noosa. Apenas alguns minutos dirigindo de Noosa Heads em direção ao final da Hastings Street e você já estará na reserva de Noosa Spit. Embora tenha uma grande área de estacionamento, encontrar uma vaga disponível é um desafio. Depois de duas tentativas frustradas de passar o dia na reserva sem conseguir um lugar para estacionar, decidimos seguir a estratégia de outros visitantes: simplesmente paramos em um lugar qualquer e esperamos pacientemente alguém liberar uma vaga. Como estávamos na alta temporada, precisamos esperar por quase uma hora para conseguirmos estacionar.
Por fim, a longa espera valeu a pena. Fizemos um picnic à beira do rio pela manhã, demos um mergulho, e, como suamos pela nossa vaga de estacionamento, decidimos deixar o carro na reserva e caminhamos pela Hastings Street para encontrar um bom lugar para almoçarmos.
Noosa Spit também é um bom lugar para passar o dia se você curte pesca ou kitesurfing.
5. Everglades
O Everglades é uma formação geológica que acontece apenas em dois lugares no mundo: Flórida e Noosa. Não quero parecer repetitiva, mas este é o tipo de coisa que alimenta tanto minha alma que preciso expressar meu amor pela Austrália por mais uma vez. Existem tantas coisas além de Bondi Beach e do Opera House! E é extremamente motivante pensar que nossa descoberta está apenas começando! Na minha opinião, o Everglades deveria estar em todas as listas de coisas para fazer em Noosa.
Andar de caiaque é sem dúvidas a melhor forma de viver a experiência do Everglades. Águas espelhadas, vegetação nativa, ninféias… Tivemos um dia especial com a equipe do Kanu Kapers Australia. Kym e Vivienne são ótimas e farão de tudo para fazer com que seu dia seja inesquecível. Recomendamos Kanu Kapers independente de você quiser fazer um tour em grupo ou apenas alugar o seu caiaque e organizar sua rota.
6. Bate e volta em Fraser Island
Se você só quer uma visão geral deste patrimônio da humanidade, uma visita de um dia pode ser suficiente. É uma boa opção se você está com o tempo ou orçamento limitado. As agências que fornecem os tours, em geral, cobrem todos os custos que você teria se estivesse viajando sozinho: tarifa da balsa, carro 4×4, almoço e lanche. Por fim, é uma boa escolha, com um bom custo benefício.
O lado negativo dessa escolha é o mesmo de qualquer tour guiado: você tem pouca autonomia para administrar o tempo e itinerário, mas, ainda assim é uma boa opção se você só tem um dia disponível para essa viagem.
Existem algumas opções de agências partindo de Noosa e é fácil encontrá-las online. Escolhemos a Fraser Island Adventure Tours para o nosso passeio. Eles tem oferecem opções de itinerários, sendo um deles um passeio de dois dias, e você pode escolher a que melhor atender suas necessidades.
Aconselhamos escolher um itinerário que inclua Lake Mckenzie. Este foi nosso lugar favorito na ilha e você não deveria perder a oportunidade de conhecer e se banhar nas águas deste lago de águas cristalinas.
7. Noosa National Park
Noosa National Park é o coração de Noosa e é um item obrigatório em sua lista de coisas para fazer em Noosa. Ele oferece visões de tirar o fôlego da costa e dá refúgio para espécies selvagens como cacatuas nativas e coalas. A trilha ao longo da costa dá acesso às praias, enquanto as demais propiciam uma experiência dentro da mata.
Estamos trabalhando em um artigo sobre o Noosa National Park, pois há muito o que se fazer neste parque e você pode dedicar alguns dias explorando as opções. Fique de olho na nossa página do Facebook ou se inscreva para receber nossas atualizações mais recentes.
8. Relaxando em Noosaville
Noosaville é nossa queridinha na lista de coisas para fazer em Noosa. Ela tem uma atmosfera diferente de Noosa Heads. Mais tranquila, mais família, você pode escolher uma dentre as muitas opções de restaurantes e fazer uma caminhada às margens do Noosa River. Você ainda pode alugar um caiaque, fazer paddle boarding ou contratar um cruzeiro no rio.
Para nós, amantes dos animais, o momento mágico é no fim do dia, enquanto o sol se põe. Esse é o momento em que centenas de Rainbow Lorikeets (uma espécie de maritaca) se reúnem para se preparar para descansar. O barulho é bem alto, mas curtimos até isso. O momento em que todas elas voam ao mesmo tempo vale a pena a espera:
9. Eumundi Markets
Esta é outra atividade que merece um artigo só para ela. Eumundi Markets vai te manter ocupado por uma manhã inteira. Esta é de longe a melhor feira a céu aberto que já visitamos na Austrália.
A variedade de produtos artesanais é imensa: esculturas, brinquedos, cosméticos, utensílios domésticos, objetos de arte, roupas, etc. Eles também tem uma área dedicada ao esoterismo e bem-estar com barracas de massagem, reiki e cartomancia. Música ao vivo acontece o tempo todo.
Há tanto o que se fazer (e comprar) em Eumundi Markets que você deve reservar a manhã toda para explorar as opções. Chegue cedinho para o café da manhã, comece sua caminhada entre as barracas e quando menos perceber já será horário do almoço. A praça de alimentação te dá várias opções de refeição.
Eumundi Markets acontece todas quartas e sábados. Existem horários especiais nas semanas que antecedem o Natal. Cheque o website para mais informações e nosso artigo dedicado a esta feira.
Dentre todos os lugares que visitamos em Sunshine Coast até o momento, esta é a lista das coisas para fazer em Noosa que consideramos imperdíveis. Esperamos que este artigo ajude no planejamento de sua viagem. Você também ja esteve em Noosa e tem um lugar especial? Adoraríamos saber qual é =)