Em uma manhã durante nossa estadia em Sunshine Coast, Camila e eu decidimos fazer uma viagem rápida até Brisbane. Estávamos preocupados pois não tínhamos muito tempo disponível, mas ao mesmo tempo não queríamos perder a oportunidade de conhecer a maior cidade de Queensland. Pedimos dicas para nossos anfitriões do Airbnb que estávamos hospedados, e ficou claro qual a região que deveríamos visitar: South Bank Parklands.
Brisbane
Antes de falar sobre o que vimos por lá, gostaria de dividir com vocês um pouco da história da região e algumas curiosidades.
O rio Brisbane é o maior rio do sudeste de Queensland e atravessa toda a cidade de Brisbane, até chegar ao mar. Ele recebeu esse nome em homenagem ao Sir Thomas Brisbane, governador de New South Wales Governor na época. Antes de ser fundada como cidade, Brisbane era o local em que criminosos reincidentes de Sydney eram enviados. A comunidade foi construída às margens do rio, e quando fundada como cidade, recebeu o mesmo nome.
Atualmente Brisbane não é apenas a capital de Queensland, mas é também a mais populosa cidade do estado. Oferece amplas opções de programas culturais e é um famoso destino turístico.
O Trajeto até Brisbane
Em 20 minutos de conversa com nossos anfitriões sobre o que fazer em Brisbane, chegamos a duas alternativas:
- Dirigir direto para Brisbane
- Dirigir até uma cidade ao norte de Brisbane e pegar um trem de lá
Como gostamos de pegar estrada, decidimos dirigir direto para Brisbane. Estávamos em um feriado nacional na semana do Natal, e não éramos os únicos que haviam decidido dirigir.
Como você pode imaginar, feriados em grandes cidades são sinônimo de muita gente viajando. Como Brisbane não é uma cidade litorânea, é esperado que as pessoas dirijam para a região costeira ao norte ou ao sul para aproveitar as excelentes praias de Sunshine Coast e Gold Coast.
Apesar de estarmos dirigindo para a cidade, não tivemos muito problema com trânsito. Eu estava me sentindo mal, porém, pelas pessoas que estavam tentando sair da cidade. O engarrafamento no lado oposto da estrada estava enorme. Tivemos sorte por ter escolhido viajar no contra-fluxo.
Nosso trajeto durou aproximadamente uma hora e meia e chegamos em Brisbane às 10:30 da manhã. Estava um dia agradável, quente e de céu azul.
Primeiras Impressões da Cidade
Brisbane é definitivamente uma grande cidade. Grandes avenidas, muitos parques, rios e ruas arborizadas. Quanto mais se entra na cidade, melhor é a sensação. A impressão que se tem é que este é um lugar em que se pode ter uma vida noturna agitada, ir à bons teatros, museus e se ter um ótimo estilo de vida.
Tenho o hábito de me questionar, em todos os lugares que visito, se eu seria feliz vivendo por lá. Este é o meu termômetro para medir se estou em um bom lugar, e Brisbane seria um lugar que eu escolheria para chamar de lar. Apesar de gostar da vida calma do interior, eu também acho importante estar próximo da rotina agitada das grandes cidades.
Chegando em South Bank Parklands
Foi muito fácil chegar em South Bank Parklands após entrar em Brisbane. Se não tivesse um GPS, conseguiria me guiar facilmente pelas placas nas ruas.
A primeira coisa que estávamos procurando era um estacionamento, mas isso também estava claramente indicado por placas e encontramos uma garagem subterrânea, logo abaixo do parque. O preço a princípio nos assustou. De imediato, não conseguíamos estimar quanto tempo ficaríamos no parque e quanto pagaríamos pelo estacionamento.
Mas na verdade, até que não foi tão ruim. Pagamos AU$16,00 por três horas de estacionamento em um feriado nacional. Por quatro horas, pagaríamos AU$25,00. Comparado com o preço praticado em outras cidades, como Sydney por exemplo, pagaríamos essa taxa por hora.
Se você quiser consultar os preços atualizados, você pode checar no site da empresa. Lá você consegue verificar os valores para dias da semana e preços especiais para quem chega cedinho.
O estacionamento acomoda mais de 800 veículos e é a melhor opção para quem está visitando South Bank Parklands, mas há outras opções próximas e você pode encontrá-las com facilidade. Arrisco dizer que estacionamento na região não é um problema.
Se você preferir usar transporte público, há ônibus circulando regularmente, três terminais de balsa e uma estação de trem bem próxima à entrada do parque.
South Bank Parklands
O parque é situado às margens do rio Brisbane, mas antes de você chegar lá, você precisa atravessar uma pequena vila, ou melhor, uma rua de pedestres com lojas e restaurantes. O local faz você sentir que está em uma cidade do interior!
Ao atravessar essa área, você chega ao Grand Arbour, um caminho arborizado de um kilômetro de distância que conecta tudo no parque. Um lindo pergolado de flores pendentes é sustentado por 443 arcos de aço. Andar por esse caminho me fez sentir que havia me transportado para outro lugar. O contraste do verde, das flores cor-de-rosa e do céu azul é algo difícil de expressar em palavras. Tudo parecia mais calmo e em paz.
Andando à beira do rio, encontramos um oásis no meio da cidade. “Streets Beach” é a maior praia artificial da Australia e é um refúgio para os moradores. É uma lagoa de água doce cercada por areia e plantas sub-tropicais. A região é segura para crianças pois há salva-vidas disponíveis durante o ano todo. Se você preferir brincar na água longe da areia, você deveria dar uma olhada no Aquativity. Ele fica ao lado da Streets Beach e é um playground aquático interativo para toda a família.
Caminhando para o norte da lagoa, você encontra uma praça que acomoda mais de 2000 pessoas, o Brisbane Conservatorium Theatre, e a Queensland Conservatorium Library. Todos eles são visitas obrigatórias se você gosta de explorar o aspecto cultural das cidades.
Um pouco à frente você chega à Rainforest Green, uma área mais reservada, com vegetação de florestas tropicais ao redor. O caminho dentro dela te faz sentir que está andando dentro de uma floresta. O gramado central é utilizado para uso público e também para eventos privados.
Seguindo adiante, chega-se à Nepalese Peace Pagoda. O templo foi construído em 1988 para a World Expo, com madeira do Nepal esculpida à mão por 160 famílias nepalesas durante dois anos. Este é um belo local para contemplar e meditar.
Deixando a agradável Pagoda para trás, chegamos à Roda Gigante de Brisbane (The Wheel of Brisbane). Com quase 60 metros de altura, ela foi construída em 2008 como parte das celebrações dos 20 anos de aniversário da World Expo de 1988. As 42 cabines tem ar condicionado e oferecem uma visão da cidade de tirar o fôlego.
O passeio dura aproximadamente 12 minutos e custa AU$20,00 por adulto. Você pode comprar os tickets na bilheteria ou fazer o pedido on-line e economizar 5% no valor total da compra. Para conferir os preços atualizados ou comprar seu ticket on-line, consulte o site da Roda Gigante de Brisbane.
Entre o parque e o rio há outro caminho que oferece uma bela visão dos arranha-céus da cidade e proporciona bons lugares para relaxar durante uma tarde de verão.
Se você deseja um local para um encontro romântico, para aproveitar com a família ou apenas para relaxar e esquecer dos problemas, South Bank Parklands atende a todas as necessidades.
Restaurantes e Praça de Alimentação
Se você esta caminhando, nadando ou apenas relaxando, inevitavelmente você irá sentir fome em algum momento.
South Bank Parklands tem várias opções de alimentação. De fast food a restaurantes 4 estrelas, você encontra quase de tudo para comer.
Paramos para almoçar no restaurante mexicano Cactus Republic. Provei as Quesadillas, que estavam deliciosas, bem preparadas e com ingredientes frescos. Camila pediu um Chilli Con Carne e também achou que foi uma boa escolha.
Para sobremesa, fomos à Nitrogenie, uma sorveteria que usa nitrogênio líquido para fazer os sorvetes. Foi uma boa surpresa ao constatar que são saborosos, cremosos e leves. Eles possuem 80 sabores, mas oferecem uma seleção de 7 a cada semana, então, levaríamos por volta de 3 meses para provar tudo o que eles tem no menu. A produção do sorvete é um show à parte. O processo é fascinante com toda a fumaça produzida pelo nitrogênio líquido sendo misturado à base do sorvete.
O Caminho de Volta
Como mencionei antes, o tráfico estava carregado para quem estava saindo da cidade durante a manhã, e eu estava um pouco apreensivo com a ideia de enfrentar o trânsito no caminho de volta para Sunshine Coast.
Eu sei que alguns aplicativos de GPS avisam sobre o trânsito e oferecem rotas alternativas, mas, pela minha experiência, Waze é o único que faz o serviço direito. Ele usa dados alimentados em tempo real por outros motoristas para analisar a velocidade nas ruas e estradas, e muda sua rota conforme você avança no caminho, te levando ao endereço final o mais rápido possível. Este aplicativo nos economizou por volta de 20 minutos comparado com a rota sugerida pelo aplicativo do Google Maps, me desviando de todo o trânsito da cidade. Acima de tudo, ainda pudemos apreciar a paisagem das rotas alternativas durante o caminho de volta.
Como o Waze funciona bem em quase todas as grandes cidades (e na maioria das pequenas, também) do mundo, eu sugiro que você o use durante suas férias.
Por fim, foi uma boa viagem que fizemos. Curtimos muito conhecer um pedacinho de Brisbane. Relaxamos, caminhamos, comemos, e mais imporante, nos divertimos.
Você também já visitou South Bank Parklands? Deixei de citar algo importante? Tem algo mais que gostaria de compartilhar? Conte-nos pelo campo de comentários logo abaixo, assim ajudaremos uns aos outros em nossas próximas viagens.